terça-feira, 30 de novembro de 2010

QUEM AJUDOU A DESTRUIR O RIO DE JANEIRO?



(Crônica do Jornal de Brasília.Por Sylvio Guedes)

"Eu ajudei a destruir o Rio de Janeiro" por Sylvio Guedes.

Fonte: Jornal de Brasília

Sylvio Guedes, editor-chefe do Jornal de Brasília, critica o "cinismo"... dos jornalistas, artistas e intelectuais ao defenderem o fim do poder paralelo dos chefes do tráfico de drogas. Guedes desafia a todos que "tanto se drogaram nas últimas décadas que venham a público assumir:

eu ajudei a destruir o Rio de Janeiro".

Leia o artigo na íntegra:

É irônico que a classe artística e a categoria dos jornalistas estejam agora na, por assim dizer, vanguarda da atual campanha contra a violência enfrentada pelo Rio de Janeiro. Essa postura é produto do absoluto cinismo de muitas das pessoas e instituições que vemos participando de atos, fazendo declarações e defendendo o fim do poder paralelo dos chefões do tráfico de drogas.

Quando a cocaína começou a se infiltrar de fato no Rio de Janeiro, lá pelo fim da década de 70, entrou pela porta da frente.

Pela classe média, pelas festinhas de embalo da Zona Sul, pelas danceterias, pelos barzinhos de Ipanema e Leblon.

Invadiu e se instalou nas redações de jornais e nas emissoras de TV, sob o silêncio comprometedor de suas chefias e diretorias.

Quanto mais glamuroso o ambiente, quanto mais supostamente intelectualizado o grupo, mais você podia encontrar gente cheirando carreiras e carreiras do pó branco.

Em uma espúria relação de Cumplicidade, imprensa e classe artística (que tanto se orgulham de serem, ambas, formadoras de opinião) de fato contribuíram enormemente para que o consumo das drogas, em especial da cocaína, se disseminasse no seio da sociedade carioca - e brasileira, por extensão.

Achavam o máximo; era, como se costumava dizer, um barato.

Festa sem cocaína era festa careta. As pessoas curtiam a comodidade proporcionada pelos fornecedores: entregavam a droga em casa, sem a necessidade de inconvenientes viagens ao decaído mundo dos morros, vizinhos aos edifícios ricos do asfalto.

Nem é preciso detalhar como essa simples relação econômica de mercado terminou. Onde há demanda, deve haver a necessária oferta. E assim, com tanta gente endinheirada disposta a cheirar ou injetar sua dose diária de cocaína, os pés-de-chinelo das favelas viraram barões das drogas.

Há farta literatura mostrando como as conexões dos meliantes rastacuera, que só fumavam um baseado aqui e acolá, se tornaram senhores de um império, tomaram de assalto a mais linda cidade do país e agora cortam cabeças de quem ousa lhes cruzar o caminho e as exibem em bandejas, certos da impunidade.

Qualquer mentecapto sabe que não pode persistir um sistema jurídico em que é proibida e reprimida a produção e venda da droga, porém seu consumo é, digamos assim, tolerado.

São doentes os que consomem. Não sabem o que fazem. Não têm controle sobre seus atos. Destroem famílias, arrasam lares, destroçam futuros.

Que a mídia, os artistas e os intelectuais que tanto se drogaram nas três últimas décadas venham a público assumir:

"Eu ajudei a destruir o Rio de Janeiro."

Façam um adesivo e preguem no vidro de seus Audis, BMWs e Mercedes.

(Postado na Internet, pelo Pr Carlos Dias, no dia 30/11/2010).

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

29 DE NOVEMBRO

Hoje é o dia 29 de novembro de 20'0.
Uma segunda-feira,
Dia do aniversário de minha mãe.
Izabel Nunes Gomes.
Mais conhecida por Irmã Belinha.
Noventa e um anos.
Se algum dos meus amigos deseja dar-lhe um extraordinário prazer,
através de um telefonema,
segue o número:
21 3363 0866.

Antecipo minha gratidão.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

REFLEXÕES SOBRE O TRIBUNAL DE CRISTO, II Co 5.10



1.      Todos os crentes comparecerão perante o Tribunal de Cristo, II Co 5.10
2.      O julgamento não será condenação, senão apenas para recompensa, Jo 5.24, visto que os crentes já foram julgados na cruz de Cristo.
3.      No Tribunal de Cristo serão julgadas as nossas obras, I Co 3.
4.      Como o próprio nome o indica, o Juiz desse Tribunal será o Senhor Jesus, Jo 5.22; Is 33.22.
5.      Nada ficará encoberto naquele dia, Hb 4.13.
6.      Ao mesmo tempo em que haverá recompensa para os servos fieis e operosos, haverá  vergonha para os servos negligentes, Mt 25.21; 1 Co 3.12-14; Rm 2.10; 1 Co 3.15.
7.      Ao pensarmos no Tribunal de Cristo, devemos pensar no fato de que somos despenseiros da multiforme graça de Deus, 1 Pe 4.7-10.
8.      Mais que mil anos depois do Tribunal de Cristo é que se dará o Grande Trono Branco, Jo 5.29; Ap 20.12. Desse juízo final os filhos de Deus não participarão, porque será para aqueles que não estão inscritos no Livro da vida do Cordeiro.
9.      A palavra grega usada para o Tribunal de Cristo pelo apóstolo Paulo é BEMA, que descreve uma plataforma ou pódio onde se colocava um assento para um oficial.
10.  Ao pensarmos no Tribunal de Cristo, pensemos em Mt 6.1 e também em Mt 25.20,21.
11.  O Tribunal de Cristo deverá preceder a faustosa cerimônia das Bodas do Cordeiro,  Ap 19.8
12.  Apos as Bodas do Cordeiro, a Bíblia fala do Senhor Jesus Cristo saindo do céu e os Seus com Ele, v.14. Será Sua vinda à Terra, quando Ele há de derrotar os exércitos do mundo, lançar a besta e o falso profeta no lago de fogo, prender Satanás e estabelecer, aqui na terra, o Seu reino milenar.
13.  O Tribunal de Cristo será a continuação do Dia de Cristo", ou a parousia, I Co. 1:8, II Co. 1:14, Fil. 2:16, I Ts. 2:19, 3:13. Assim, o Tribunal de Cristo ocorrerá  entre o arrebatamento e a manifestação de Cristo com os Seus.
14.  O Tribunal também será o momento da prestação de contas pessoal de como temos tratado nossos irmãos, Ro. 14:12-13.
15.  Nessa ocasião seremos recompensados ou reprovados pelo nosso ministério, pois então serão testadas todas as nossas verdadeiras motivações, I Co. 313; 4:5, bem como será avaliado o nosso caráter, II Co. 5.10.
16.  No Tribunal de Cristo o que vai contar não será a quantidade de nosso trabalho, mas a qualidade.
17.  Quanto ao fogo que se manifestarã, leia-se Ap 1.14 e I Co 4.5.
18.  "Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor" I Cor 4.5.
19.  Deus nos mantenha preparados para o dia do TRIBUNAL DE CRISTO.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

UMA BÊNÇÃO CHAMADA CONVERSÃO


 1. Conversão é uma palavra profundamente ligada ao processo espiritual da salvação de um(a) pecador(a), At 3.19. Enquanto arrependimento é uma mudança de opinião, conversão é mudança de direção. 
2. O pecador estava descendo. Ao se converter, passa a subir. O pecador estava caminhando rumo ao Inferno. Por se haver convertido, passou a rumar em direção ao Céu. A conversão é um ato pessoal. Ninguém pode se converter por outra pessoa.
3. O único lugar de conversão é a Terra. No Inferno as pessoas estarão em eterno arrependimento, mas não haverá conversão. A verdadeira conversão é uma sequência do arrependimento. O verdadeiro arrependimento tem que levar a uma decisão de conversão. Judas perdeu-se para sempre, pois arrependeu-se  mas não se converteu. É Deus quem salva o homem, mas é o homem quem tem que se converter. 
3. Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei. Ez 18:32Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos,  convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? Ez 33.11. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, At 3.19 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Jl 2.12. E o SENHOR advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas. II Rs 17.13. 
4. A genuína conversão pode levar à cura, Mt 13.15. Jesus prometeu o reino dos céus aos que se converterem, Mt 18.3.  A conversão tem que ser diretamente para DEUS, Lc 1.16.  
5. A conversão é um ato do coração, Lc 1.17.  Pode acontecer que a pessoa esteja por algum tempo seguindo a Cristo e não seja verdadeiramente convertido, Lc 22.32.  
6. A conversão permite que os pecados do convertido sejam totalmente apagados, At 3.19. Isto posto, torna-se absolutamente evidente a indispensabilidade do ato e da experiência da conversão na vida de todos aqueles que experimentar a plenitude de sua salvação.
7. Ninguém despreze essa bênção chamada salvação.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

REFLEXÕES SOBRE A IGREJA



Seria inútil tentar identificar algo mais precioso neste mundo que a Igreja do Senhor Jesus Cristo, Seu Rebanho, Seu Corpo e Sua Noiva.
Ela foi estabelecida oficialmente em Jerusalém, no Dia de Pentecoste e desde então realiza a superior tarefa de adorar a Cristo, proclamar Sua Palavra, demonstrar o Seu poder e estender o Seu Reino.
“A Igreja reflete fundamentalmente a sabedoria e o propósito de Deus”[1] Ela não é a continuação de Israel, tampouco uma nova religião, senão um povo escolhido, com propósitos e futuro predefinidos, segundo a soberana presciência  do Pai Celestial.
É inegável a existência de uma guerra cruel movida por Satanás contra a verdadeira Igreja de Cristo, no entanto o próprio Mestre tem dantemão lhe assegurado plena vitória, Mt 16.16-18.
A Igreja existe como resultado direto da misericórdia, do sacrifício e da autoridade de Cristo.
Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo, da "Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" ;Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Rm 5:8; 1 Co 6:19-20).[2]
Cada filho de Deus deve pertencer a uma igreja local. Além disso, deve servir-lhe fielmente.
Igreja não é um lugar de divertimentos, senão de compromissos, sobretudo compromissos de ordem espiritual.
Desde cedo as pessoas devem ser treinadas a estudar a Bíblia e descobrir o que ela ensina a respeito do sentido mais profundo de sua existência e de suas múltiplas atividades na Terra.
Esta a razão por que cada igreja deve manter com seriedade, devoção e inteligência sua(s) classe(s) de discipulado.
O discipulado serve para dar, àqueles que crêem, uma base bíblica, apresentando-lhes as principais doutrinas da fé cristã; considerando que sua vida foi comprada com o sangue de Cristo, conservando assim, o fruto gerado pelo Espírito Santo.
Iniciar bem a vida cristã pode significar a garantia de um futuro promissor, de estabilidade espiritual e de produção de frutos abundantes para o Reino de Deus.
Que a Igreja não descure o seu papel de sal da terra e luz do mundo, [3] antes seja prudente e vigilante, não se deixando corromper  diante dos muitos apelos do Inimigo, das muitas estratégias do mundo e das muitas oscilações daqueles que praticam uma religiosidade estéril.
A Igreja nasceu para triunfar e ninguém a pode impedir de que alcance seu objetivo, senão ela própria, caso venha a tornar-se estéril.
A Igreja deve cultivar o seu amor a Deus, e a tudo que Lhe diz respeito,
a partir de Sua mui bendita Palavra.
Deve amar-se a si mesma, ou seja, deve desenvolver entranhavelmente a prática do amor fraternal.
Mas deve também amar os perdidos, os deserdados espirituais, os que, estando vivos, acham-se mortos diante de Deus.
A prática de Missões torna a Igreja mais unida, mais aquecida, mais motivada e mais digna de ser galardoada pelo Mestre e Senhor, no dia de Sua Vinda.
A Ele, glória para sempre e eternamente.


[1] Gary Hunt.
[3] Mt 5.15,16

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MOSAICO

1. Amanhã, dia 9 de novembro, com o favor de Deus estarei viajando outra vez à cidade paraense de Tucurui. Será a realização de mais um COLÓQUIO DE RECICLAGEM MINISTERIAL. Pastor Océlio estará nos recebendo com uma equipe de Obreiros para o Quinto Colóquio.


2. Sexta e sábado passados estive em Americana, SP. Na sexta ocorreu o encerramento do Congresso AMERICANA EM CHAMAS e no sábado a Grande Concentração de encerramento da MARCHA PARA JESUS, que reuniu mais de 10.000 pessoas. Em ambas as reuniões vimos várias pessoas retornarem ao Lar Paterno. Deus seja louvado!


3. Ontem, 7/11, preguei na CASA DA BÊNÇÃO em Nova Veneza, Sumaré, SP. Algumas pessoas vieram a Cristo, inclusive uma senhora, afastada da iGREJA HÁ 22 ANOS.


4. No próximo sábado deverei estar ministrando no Congresso Feminino, promovido pela Assembléia de Deus em Madureira. No domingo pregarei no Encontro de Missões, na Igreja Canaã em Saracuruna, RJ. No dia 17, meu compromisso será na Igreja Batista em São José dos Campos, SP.


5. Meu novo site está no ar. É o meu site OFICIAL. Sinta-se à vontade para visitá-lo. Biblia online, muitas fotos, notícias, esboços, rádio online, etc., etc. Depois de visitá-lo, deixe sua palavra. Será honroso para mim. Endereço do site: www.gezielgomes.com 


6. Estou muito agradecido a Deus pela grande aceitação que está havendo ao meu mais recente livro - DICIONÁRIO DO ESPÍRITO SANTO. Editado pela Central Gospel, com 336 páginas e mais de 200 verbetes. 


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

SER AVÔ e FLORES DE OUTUNO

Muitas experiências da vida não podem ser esquecidas, enquanto por aqui se passa.
Ser pai pela primeira vez é uma delas.
Emocionante, deslumbrante, impactante.
A foto que acompanha esta pequena crônica  é de meu filho mais novo, pastor Jesimiel, com seu filho Gabriel, de apenas 2 anos.
Jesimiel e Marcia tiveram seu primeiro filho somente após os 15 anos de matrimônio.
Eles jamais imaginaram a emoção que na verdade sentiram quando o Gabriel nasceu.
Essa emoção, noutras circunstâncias, eu a tive, 50 anos atrás quando minha esposa Maura e eu vimos nascer o Jadhiel, nosso primogênito.
Gabriel, em tão tenra idade, já recita (de cor, claro) o Salmo 23 e a Oração Dominical.
E, pelo visto, já sabe amar as flores, também.


Alguns anos de minha vida foram vividos nos Estados Unidos, no labor missionário.
Experiências únicas e irrepetíveis.
Uma das mais deleitáveis lembranças que um (ex) residente na América conserva em sua lembrança é a chegada do outono.
No Brasil nào conhecemos a realidade das 4 estações. Somos um país de inverno e verào.
Nos Estados Unidos, bem ao contrário, assiste-se a mudança gradual do meio ambiente.
Dá para apreciar a mudança das cores dos arvoredos, a alteração gradual da paisagem e o declínio (ou ascensão) da temperatura.

Deixo estre registro como homenagem a uma criança que é dotada de grande inteligência, bem como a Deus, que controla a Natureza com sabedoria e perícia.
A Bíblia assegura que enquanto a terra durar, haverá sementeira e sega, inverno e verão, pobres e ricos, salvos e perdidos, ímpios e adoradores.

Glória a Deus pela beleza das flores.
Glória a Deus pela beleza das crianças.
Glória a Deus pela beleza de ser avô.

TRÊS GRANDES DESAFIOS VENCIDOS POR CRISTO


Quão precioso e deleitável para nossa alma é encontrar o capítulo cinco do Evangelho de Marcos, quando procedemos à nossa leitura devocional.


Bem que poderíamos chamá-lo de o capítulo da vitória sobre os desafios impossíveis.


Os enfermos de corpo e alma encontram em seus versículos um lenitivo superior e uma luz que se abre no fim do túnel de sua desesperança.


O capítulo relata 3 milagres muito especiais operados pelo poder sobrenatural de Jesus Cristo, milagres que envolvem um senhor, uma senhora e uma jovenzinha.


O senhor estava possuido por demônios; a senhora estava gravemente enferma e desenganada dos médicos e a jovem estava morta.


Demônios, doenças incuráveis e morte sempre desafiaram a humanidade, ao longo dos milênios. Problemas de ontem, de hoje e de sempre. Desafiaram também Jesus, mas foram por Ele vencidos.


O homem era acusado de deficiências mentais; a senhora sofria a discriminaçao social e legal; a jovem fora despedida da vida terrena e seu corpo estava prestes a ser conduzido ao cemitério.


Este capítulo deixa claro que o Senhor Jesus possui soberania total sobre todos os problemas que ocorrem nesta vida.


À medida que navegamos nas águas profundas da descrição dos fatos estampados em Marcos 5, nos maravilhamos com o operar divino do Mestre Querido.


Jesus atuou como Psiquiatra Divino, como Divino Cirurgião e como Pediatra Eterno..


Estimulo o meu leitor ou leitora a tomar algum tempo na observação dos detalhes de cada milagre, nas circunstäncias que os cercam e nos movimentos, tanto de Jesus quanto dos Seus circunstantes.


O homem era dominado por uma legião de demônios que o martirizavam; a mulher se encontrava exaurida, estressada e tomada de desesperança, pois havia se consultado com todos os médicos possíveis, sem resultado algum. Os pais da menina, extremamente abatidos, suplicavam o milagre da ressurreição.


Um milagre aconteceu com uma pessoa que estava caminhando sem destino; outro, com alguém que foi em direção ao Mestre e o terceiro, na casa da paciente.


Em dois casos houve uma multidão que assistiu todo o episódio do milagre. No terceiro, apenas um grupo reduzido de pessoas. Jesus sabia quando a multidão deveria ser privilegiada com o testemunho de Suas operações, mas também sabia quando a mesma multidão se convertia em impedimento espritual.


A jovem recebeu o milagre, estando fora de si; a mulher, tocando a Jesus por trás e o gadareno enquanto sofria sob o efeito aterrador dos demônios. Nos 3 casos, prevaleceu a autoridade de Cristo, aliada a sua inexcedível misericórdia.


O endemoninhado foi curado de longe; a mulher do fluxo foi curada por haver tocado Jesus e a jovenzinha ressuscitou depois que Jesus a tocou.


O gadareno vivia em miséria, a menina era filha de pessoas abastadas e a mulher havia empobrecido por haver usado sua fortuna com médicos e hospitais.


Jesus venceu os desafios em todas as áreas: social, física, emocional e espiritual.


Milhares de pessoas atualmente experimentam os mesmos problemas que envolviam os personagens de Marcos 5.


É salutar poder informar que Jesus continua o mesmo. Seu poder não muda. Sua compaixão é igual.


Basta crer Nele e ir em Sua direção.


Com certeza o milagre acontecerá outra vez.