quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

BREVES REFLEXÕES SOBRE O EVANGELHO DE MATEUS

  1. A escolha do Evangelho de Mateus como o primeiro dos quatro Evangelhos revela a profunda sabedoria do Espírito Santo.
  2. Enquanto Marcos se destinava primariamente aos romanos e Lucas aos gregos, Mateus pensava alcançar por primeiro os judeus.
  3. Assim sendo, aparece com freqüência a expressão: PARA QUE SE CUMPRISSE O QUE FOI DITO...
  4. Mateus apresenta Cristo como Filho de Davi, Filho de Abraão, Rei Dos Judeus, Emanuel, Salvador e Cristo.
  5. Grande parte do Evangelho é usada para relatar a rejeição de Jesus pelos judeus.
  6. Ele se inicia com o Sermão da Montanha e conclui com o Sermão Profético.
  7. Merece especial consideração a diferença entre os capítulos 13 e 16. A ênfase sai do Reino para a Igreja.
  8. Mateus termina com o lindo relato da Grande Comissão, que assegura a universalidade do Evangelho.

Um comentário:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom ! Mateus nos mostra Jesus como Rei. Em Mateus 2 vs 2 há uma pergunta interessante feita pelos magos : Onde está aquele que é nascido Rei dos judeus ? Ora, ninguém nasce Rei, mas sim, princípe ! Só que com Jesus, Ele é REI desde seu nascimento ! Haleluya ! A Bíblia nos mostra Jesus como REI pelo menos de 7 maneiras diferentes : Ele é Rei dos Judeus - Isto é um reino étnico. Ele é Rei de Israel - isto é um reino nacional. Ele é Rei de Justiça, diz nos Salmos 45.6 ..... o cetro do teu reino é um cetro de equidade. Ele é o Rei dos Séculos.(Sl 145.1) Ele é o Rei dos céus. Ele é o Rei da Glória ( Abundância, Honra e Majestade) - Sl 24.10. E Finalmente Ele é REI dos REis - Ap 19.16 . Pr Geziel, desejo-lhe um Ano de 2008 cheio de paz, saúde, e muita PALAVRA do Eterno. São os votos de : Marcelo, Camila, e Rebecca de Oliveira.